Polis - Distrito Sul
O distrito sul de POLIS é o típico bairro residencial de classe média e alta. Próximo a pequenas áreas de Mata Atlântica, tem na qualidade de vida a principal propaganda para venda dos residenciais de seu território em crescimento. Na parte antiga do distrito encontra-se o Bairro Grego, local de assentamento dos primeiros imigrantes dessa nacionalidade e que tornou-se destino turístico pela grande variedade de restaurantes, bares e lojas com produtos típicos, que cercam a única Igreja Ortodoxa Grega da região, cuja construção, custeada pelos imigrantes, foi finalizada a apenas 10 anos. O distrito conta com 8 Unidade Básicas de Saúde, quatro delas com equipes ESF, na região também está localizada a UNIPOLIS, instituição privada de ensino superior e o primeiro hospital da cidade, o Delphos.
Informações adicionais:
- Hospital Delphos
- O Hospital Delphos foi fundado em 1905 para atender famílias de imigrantes que prosperavam de modo rápido e expressivo no Estado. O hospital foi expandido e, a partir da década de 1950 passou a ocupar um lugar de destaque no setor. Fez uma opção por diferenciar-se no mercado por meio de uma forte incorporação tecnológica aliada à gestão profissionalizada. A maior fonte de recursos é proveniente das seguradoras, empresas de medicina de grupo, cooperativas médicas e de particulares, do país e do exterior. Todos os resultados financeiros são reinvestidos no próprio hospital e em seus projetos. Com corpo clínico aberto, o Hospital Delphos, há 2 anos, foi acreditado pela Joint Commission International - JCI e iniciou, em 2010, sua internacionalização.
- O Delphos é uma instituição privada e filantrópica, conta com 1.835 profissionais credenciados em seu corpo clínico, e 4.665 colaboradores. O hospital tem uma área construída de 113.250 m² e o seu faturamento está em torno dos RS450 milhões.
- Indicadores Hospitalares:
-
Capacidades Ano 2010 Número de leitos operacionais 425 leitos (60 de UTI e 120 semicríticos) Centro cirúrgico 12 salas Atendimentos 377.500 pacientes Internações 21.250 (média 1.770 internações/mês) Cirurgias 20.400 (média 1.700 procedimentos/mês) Pronto-socorro 82.700 atendimentos Ambulatórios 48.000 consultas SADT 2.020.567 procedimentos Taxa de ocupação 92% Média de permanência 5,6 dias Taxa de infecção de cirurgia limpa 1,5% - A governança do hospital tem um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e o Comitê Executivo que representam as instâncias colegiadas do modelo de gestão do hospital. Os cargos de direção, coordenados pela superintendência coorporativa, respondem pelos serviços de assistência, filantropia e educação.
- O movimento de profissionalização da gestão passou a trabalhar com o desafio de articular as ações e serviços do hospital, equilibrando desenvolvimento técnico-científico, assistência centrada nas necessidades de saúde de seus clientes e promoção e potencialização dos talentos de seus profissionais. O movimento de constituição de equipes multiprofissionais de referência vem encontrando dificuldades decorrentes da lógica verticalizada de organização do trabalho e a cultura tradicional de concentração de poder na categoria médica. De modo geral, há uma forte identificação de seus colaboradores com os valores da organização e um clima organizacional voltado à melhoria contínua e crescimento.
- Vigilância de âmbito hospitalar
- O hospital tem um Núcleo de Epidemiologia hospitalar que é composto por um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e um escritório de qualidade e segurança do paciente. O hospital prioriza a segurança do paciente como parte de sua missão e estas atividades geram indicadores para manter a acreditação do hospital. O SCIH realiza a vigilância das infecções hospitalares e tem meta de zerar as infecções relacionadas a cateter venoso central em suas UTIs. O SCIH também realiza a notificação das doenças de notificação compulsória (DNC). O escritório de qualidade e segurança do paciente realiza as ações de fármaco, tecno e hemovigilância. Há um sistema de vigilância de eventos adversos operante no hospital com uma equipe responsável pela investigação dos eventos adversos moderados e graves. No ano passado, foram notificados 650 eventos adversos. Todos os eventos sentinelas foram investigados, sendo 15 moderados e um grave, que resultou em óbito. O hospital pertence à rede sentinela da ANVISA e notifica online os eventos adversos do hospital.
- Universidade Polis - UNIPOLIS
- A universidade POLIS - UNIPOLIS é privada e está completando 20 anos de fundação. Nos últimos anos tem investido na abertura de cursos na área da saúde, uma vez que sua maior tradição é na área de tecnologia e ciências exatas. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição foram criados há seis anos, já tendo formado uma turma cada um.
- O curso de medicina obteve autorização para abertura há três anos e está em processo de implantação, tendo iniciado suas atividades em 2012, com 100 vagas no primeiro ano do curso.
- A universidade participa do SINAES e tendo recebido conceito 2 na avaliação dos cursos da área da saúde e 2 no desempenho dos estudantes, colocou em prática um plano de aprimoramento da oferta de ensino. Todos os cursos da UNIPOL passaram a utilizar a aprendizagem baseada em Problemas - ABP como estratégia para a reorganização curricular e a avaliação do estudante passou a ser critério referenciada, utilizando conceitos que qualificam o desempenho do estudante em relação aos perfis de competência profissional constituídos para todos os cursos da saúde.
- Um programa de incentivo a capacitação docente foi implantado, com vistas a melhorar a titulação dos docentes que é constituída por 10% de doutores, 50% de mestres e 40% de especialistas. O curso de medicina tem encontrado dificuldades para completar seu quadro de docentes, devido ao envolvimento dos profissionais da POLIS nos dois outros cursos de medicina mais antigos. Outra dificuldade diz respeito à estruturação dos campos de prática, uma vez que os convênios ensino-serviço com a rede pública estão em processo de construção.
- Continua em negociação o local de campo de prática hospitalar, junto aos Hospitais Delphos e Abdera. A UNIPOL oferece 50 vagas em cada um dos cursos da área da saúde, no entanto tem mantido vagas ociosas, devido principalmente ao alto valor das suas mensalidades.