Sistemas de Informação em saúde

Historicamente, as informações sobre saúde no Brasil são fragmentadas, resultado da implementação de vários sistemas de informação, voltados para diferentes dimensões: epidemiológica, demográfica, de produção de serviços, entre outras.

No município de POLIS, não é diferente. Diversos sistemas são utilizados pelos estabelecimentos de saúde do município, sistemas estes alimentados com informações muitas vezes duplicadas e dados representados de formas diversas. Além disso, o problema de interoperabilidade está agravado, no momento, pela transição de alguns sistemas de informação desenvolvidos pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), como o SIAB e SIA, para o sistema e-SUS.

Como a adesão ao e-SUS está sendo feita de forma gradual pelo município, em 2014 as unidades de saúde de um dos distritos passaram a utilizá-lo e, a partir de janeiro de 2015, o sistema começou a ser instalado nas demais unidades, que foram equipadas no decorrer de 2014. A questão de conectividade das unidades com a internet também é um problema. Em alguns locais, o município está instalando fibra ótica para garantir o acesso permanente ao e-SUS que é um sistema acessado pela web.

A Secretaria Municipal de Saúde de POLIS utiliza diversos sistemas desenvolvidos pelo DATASUS:

Mapa do site

Créditos