Universidade Polis
A Universidade de POLIS - UNIPOLIS é privada e está completando 20 anos de fundação. Nos últimos anos tem investido na abertura de cursos na área da saúde, uma vez que sua maior tradição é na área de tecnologia e ciências exatas. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição foram criados há seis anos, já tendo formado uma turma cada um.
O curso de medicina obteve autorização para abertura há três anos e está em processo de implantação, tendo iniciado suas atividades em 2012, com 100 vagas no primeiro ano do curso.
A universidade participa do SINAES e tendo recebido conceito 2 na avaliação dos cursos da área da saúde e 2 no desempenho dos estudantes, colocou em prática um plano de aprimoramento da oferta de ensino. Todos os cursos da UNIPOLIS passaram a utilizar a aprendizagem baseada em Problemas - ABP como estratégia para a reorganização curricular e a avaliação do estudante passou a ser critério referenciada, utilizando conceitos que qualificam o desempenho do estudante em relação aos perfis de competência profissional constituídos para todos os cursos da saúde.
Um programa de incentivo a capacitação docente foi implantado, com vistas a melhorar a titulação dos docentes que é constituída por 10% de doutores, 50% de mestres e 40% de especialistas. O curso de medicina tem encontrado dificuldades para completar seu quadro de docentes, devido ao envolvimento dos profissionais da UNIPOLIS nos dois outros cursos de medicina mais antigos. Outra dificuldade diz respeito à estruturação dos campos de prática, uma vez que os convênios ensino-serviço com a rede pública estão em processo de construção.
Continua em negociação o local de campo de prática hospitalar, junto aos Hospitais Delphos e Abdera. A UNIPOLIS oferece 50 vagas em cada um dos cursos da área da saúde, no entanto tem mantido vagas ociosas, devido principalmente ao alto valor das suas mensalidades.