Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa de POLIS foi fundada em 1886, filantrópica e privada, a instituição de grande porte e nível terciário é referência para o SUS em especialidades e procedimentos de alta complexidade como ortopedia, traumatologia, cirurgia cardíaca, hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia, terapia renal substitutiva (inclusive transplante renal).

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A Santa Casa tem ambulatórios de diversas especialidades, como: oncologia clínica e cirúrgica, adulta e infantil; nefrologia, ortopedia, cardiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, neurologia e oftalmologia.

Dentre as internações cirúrgicas, 69% são pelo SUS em caráter de urgência e emergência, reguladas pela Central Estadual de Regulação Médica. A unidade de urgência atende adultos e crianças 24 horas para convênios e particulares.

A Santa Casa de POLIS mantém residência médica em anestesia, ortopedia e traumatologia, e estágio em cardiologia, cirurgia endovascular periférica e ortopedia de quadril. No total, são 26 médicos, entre residentes e estagiários em formação nas respectivas especialidades médicas. Além da residência, a Santa Casa possui programa regular de estágios para estudantes de graduação e nível médio em diferentes áreas da saúde, como: medicina, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional, biomedicina, nutrição e enfermagem. Ao todo, mais de 300 estagiários utilizam o hospital como campo de estágio.

Localizada no distrito leste, com 19,8 mil m² de área construída, a Santa Casa conta com corpo clínico formado por 335 médicos, além de 779 funcionários.

Gestão

A gestão da Santa Casa de POLIS possui um modelo centralizado, baseado em hierarquias, constituindo-se pela Administração Superior e gestão profissional. A Administração Superior é formada a cada 03 anos a partir da Assembleia Geral, órgão supremo da Instituição, onde são escolhidos 6 Irmãos para os cargos voluntários da Provedoria, formada por Provedor, Vice Provedor, Tesoureiro, Escrivão e Mordomos e é o órgão executivo, sendo o Provedor seu dirigente maior.

A gestão profissional, baseada no Planejamento Estratégico orientado por processos, é constituída por um Superintendente, nomeado pelo Provedor, por Coordenadorias executivas e de unidades. As coordenadorias executivas são responsáveis pela gestão, atuando como elo entre Provedoria e as unidades assistenciais, que são geridas por diretores médicos e administrativos, todos com nível superior, 84% com graduação, pós-graduação ou especialização em Administração Hospitalar e 100% dos diretores médicos titulados (por no mínimo grau de doutor).

Vigilância de âmbito hospitalar

O hospital possui um Núcleo de Referência em Vigilância que realiza as notificações de DNC, o controle de infecções hospitalares e regula as medidas de segurança ao paciente. Integra também o núcleo o Setor de Farmacovigilância, implantado há dois anos para as ações de prevenção a reações adversas, realizando auditoria técnica da qualidade dos medicamentos utilizados dentro da instituição. Devido a ocorrência de infecções com bactérias multirresistentes (KPC - carbapenemase e NDM-1 - New Delhi metallo-B-lactamase-1), 9 leitos da Unidade de Terapia Intensiva foram bloqueados em 2014, o que suscitou a discussão de novas políticas de Segurança ao Paciente, sendo instituído um novo núcleo específico para esta área.

     
     
Número de leitos operacionais   203
Centro cirúrgico   6 salas
Internações   10.150
Cirurgias   9.744
Pronto-socorro   39.501
Ambulatório   22.927
SADT   965.117
Taxa de ocupação   94%
Média de permanência   6,2 dias
Taxa de infecção de cirurgia limpa   2,1%

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